segunda-feira, 20 de maio de 2013

Primeiras Impressões da Australia

Oi gentee ! Agora to com um pouquinho mais tempo e decidi contar pra vocês as primeiras impressões e o que eu to achando da Austrália..




1-)É Tudo igual e relativamente longe;


vista da rua da minha casa (minha casa é essa primeira azul escondidinha do lado direito)     
A primeira coisa que reparei quando cheguei aqui foi : ual.,é tudo igual ! hahaha 
É meio estranho no começo, porque você esta numa ''rua'' que é aparentemente cheia de casas ( que são todas do mesmo tipo) ai você descobre que é uma avenida,porque do nada aparece um shopping ! Eu não sei de deu pra entender o tipo de ''choque'' que eu tive,mas como eu venho de são paulo,uma avenida é um lugar com comercio,shoppings ruas largas e tudo mais,e aqui uma simples rua tipo a minha no fim ela vira uma rua cheia de comércios..
Eu achei que nunca ia decorar o caminho da estação de trem até em casa,porque é tudo muito parecido,e todos os bairros praticamente tem ruas parecidas com a minha da foto,então é muuuito fácil de se perder ! 
Geralmente em bairros assim,e como o que eu moro que é subúrbio (todos os bairros que não são na cidade são considerados subúrbios é como se não estivéssemos na cidade de Sydney mas estamos,haha),é muito difícil achar prédios só aqueles de tipo 3 andares que não conseguem mudar drasticamente a paisagem .. como é tudo muito igual,achei tudo meio longe também.. se você quer ir comprar uma pizza tem que ir em lugar x que só de carro.. claro que você tem o transporte publico que aqui é ÓTIMO mas pra uma pessoa mais independente é bem melhor ter um carro aqui (que não custa caro).

2-)Transporte Publico

O transporte Publico aqui é maravilhoso ! Não tem metrô como em São Paulo,é só trem,mas os trens são uma ótima opção,eles não são tão rápidos,e demoram mais um pouco,o preço também não é único ele depende do trecho que você vai fazer,também no começo achei um pouco sistemático porque ele tem hora pra chegar,e chegar na estação de destino,e ele não sempre faz a mesma estações,dependendo do trem elas mudam.. baixei um aplico que chama tripview Sydney,que é muito bom,me dá sempre o horário do trem porque ai dá pra chegar na hora certinha !



Os trens aqui são super limpinhos,bonitinhos por dentro,(esses da foto são os trens novo,e também depende da linha que você vai andar,os antigos não são sujos,mas o problema é que são muito pichados)e super organizado,já peguei trem na hora de pico e não tem nem comparação com os de são paulo que você não consegue nem ficar em pé e se mexer.. 
Também achei que tem bastante linhas,você consegue ir a praticamente todo lugar de Sydney,e visitar pontos turísticos e tudo mais,tem até pras blue mountains !
linhas de trem de Sydney
Ônibus também é bom ! Dependendo do horários e para onde você vai eles podem lotar,mas um lotado normal ! Tem ponto em todo lugar,são pontos com banquinho e tudo mais,e todo ponto tem um 'informativo'' dizendo o horário dos ônibus que passam naquele ponto..

3-)Segurança e Regras

Aqui a segurança é uma coisa inacreditável ! Ainda não me acostumei com isso ! Claro que aqui também o índice de violência e tudo mais é 0,mas é uma coisa que não dá pra comparar..
Você pode andar na rua a noite tranquilamente sem pensar em ser assaltado,minha casa por exemplo pode ficar aberta o dia todo (logico que só deixamos quando tem gente),na praia as pessoas deixam suas coisas na areia e vão mergulhar e quando voltam,as coisas ainda estão lá,caixas eletrônicos sem aquelas portas chatas),no meio do shopping,e vc pode andar com um dinheiro na mão e guardar sem ninguém te olhar nem nada ! São coisas assim que fazem super diferença aqui.. 
Regras aqui são seguidas muito a sério ! Se não pode,não pode ! Não existe o tal do ''vamos dar um jeitinho'',''faz assim que dá na mesma''
Aqui multas são aplicadas por coisas que podemos achar ''banais'' mas que são respeitadas e levadas a sério.. Por exemplo: Colocar o pé no banco do trem (100 dólares , não comprar o ticket do trem (tem estações que não tem ''catraca'')(200 dólares ,multa de velocidade ou school zone (school zone é que em um certo horário onde tem escolas ao redor, você tem que andar a 40km por hora)(mais de 300 dólares e são tirados pontos da carteira que só podem ser recuperados depois de 3 anos).
Mulher também é muito respeitada,se receber uma cantada já pode ligar pra policia e prender o sujeito ( por isso a fama dos australianos serem lerdos,haha)

                                           

           





4-)Aqui você consegue;
Este pais,é um pais que também dá muitas oportunidades,e você consegue tudo ! Como assim ??
Não to falando que a vida aqui é fácil também é um pais que você tem que trabalhar bastante,e a vida não é barata,mas a vantagem é: se trabalhar e correr atras consegue ! Este pais você consegue as coisas,como por exemplo viajar,viajar em si pra dentro da austrália não é caro ! Na passagem para ir para gold coast eu paguei só 50 dólares ! Dependendo do que  faz,das suas oportunidades e do quanto trabalha,aqui ninguém passa fome e consegue ter relativamente uma vida boa, não é que nem no brasil que a pessoa luta uma vida toda pra ter alguns luxos que aqui você simplesmente consegue mais fácil .Vamos colocar o exemplo do meu brother: ele faz TAFE (curso profissionalizante de marketing) de segunda a quarta,e quinta sexta sábado e domingo ele trabalha na VODAFONE (companhia de celular),ele trabalha 8 horas por dia e ganha 24 por hora,em um mês ele ganha em media 3072,00 dólares por mês !
Trabalhando lá,ele já foi pra passar 2 meses na Europa e agora ta indo pra thailandia !
Então se vc se dedicar e correr atras você consegue,no começo voce começa a converter mas ganhando em dólar,e comprando em dólar,vc começa a perceber que pode ter tudo o quer !

5-)Diversificação cultural

Impressionante como você pode encontrar gente do mundo todo !
A austrália tem a vantagem de ser rica em culturas..
Achei que aqui tem muuuuuito asiático por ser um pais um perto,e eles tem muito espaço por aqui também . perto de casa só tem restaurante chines,e tão um shopping em um bairro do lado que é praticamente só deles ! 
Pessoas de outros países estão em todo lugar,rua,estação de trem,e eles não tao nem ai,se vestem e falam do modo da cultura deles,porque aqui são super respeitados !
No brasil por exemplo,quando vemos alguém ou vestido diferente ou falando outra língua logo a gente fica olhando,encarando,o que é algo natural porque pra gente é algo ''super diferente''.
aqui gente de outro lugar é cidadão como todo mundo !

O que você menos acha aqui é Australiano ! Pra falar a verdade se conheci 5 é muito.. Por exemplo todas amigas da minha sister são filhos de alguém de outro lugar: tem da Itália grecia,peru,nova zelandia,(pelo que ela me disse,nenhuma australiana,haha)e assim vai,e sem preconceitos e é isso que torna esse pais tão rico !


Boooom,vou parando por aqui porque eu não quero que fique cansativo,depois vou separar mais coisas interessantes sobre a Austrália,ou mostrar algo novo que eu fiz e contar pra vocês !

Espero que gostem ! 

Beijinhos ;*


Nenhum comentário:

Postar um comentário